domingo, 11 de outubro de 2009

GUARAPUAVA

BANDEIRA DE GUARAPUAVA

A Bandeira de Guarapuava foi criada pela Irmã Maria Auxiliadora P. Marcondes e adotada em 22 de novembro de 1965. Em 1999, foi reformulada de acordo com a Lei nº 860/99.
A Bandeira é de forma retangular, nas cores azul, branca e verde. Possui dois campos iguais em forma de triângulos retângulos escalenos, o superior azul e o inferior verde, separados por uma faixa em branco.
A primeira faixa, azul celeste, simboliza a fé cristã. Contém a estrela de Belém, símbolo da proteção da Virgem a Guarapuava, espargindo raios da luz da ciência, da cultura e da civilização.
Na faixa superior está presente a estrela de Belém, com cinco pontas e na cor amarela. A estrela simboliza a luz da ciência, cultura e civilização. A faixa central carrega o Brasão de Armas do Município, representando o Governo Municipal.

BRASÃO DE GUARAPUAVA

Foi criado em 1935 pelo Professor David da Silva Carneiro. O escudo foi oficializado em 1999, pela lei 859/99. Seu desenho é formado por um escudo do tipo português, dividido em quatro partes:
- A parte superior direita, azul e verde, apresenta o lobo guará, que deu origem ao nome da cidade.
- A parte superior esquerda, também dividida entre azul e verde, apresenta a figura de uma Atalaia (forte) com uma bandeira amarela, lembrando o Fortim Atalaia e o Pontão das Estacadas. A figura representa a origem da povoação da cidade de Guarapuava.
- A parte inferior direita, em azul e verde figura três degraus, que representam os três planaltos do Estado do Paraná. No patamar mais alto, está localizada a cidade de Guarapuava, representada pelos prédios em amarelo, rodeada por exuberante vegetação, representada na cor verde.
- A parte inferior esquerda, dividida ao meio em azul e verde, possui a figura de um boi simbolizando a pecuária, uma das riquezas da Região.
- No centro, unindo as quatro partes, está a esfera armilar em ouro com fundo branco, simbolizando a Bandeira do Principado do Brasil, usada na época em que Guarapuava foi descoberta.

Acima do escudo, aparece uma coroa mural com três torres, na cor prata, simbolizando a autoridade municipal. Ao lado direito do escudo há um ramo de erva-mate e, do lado esquerdo, um feixe de trigo, representando as principais riquezas agrícolas do município. Há ainda abaixo do escudo um galho de pinheiro, cujo ciclo econômico foi o sustentáculo da região e do Estado do Paraná.

Abaixo do escudo aparece um listel, em vermelho, com a inscrição 09-09-GUARAPUAVA-1770, data em que se comemorava a descoberta. Hoje, pelas cartas de seu próprio descobridor, Cândido Xavier de Almeida e Souza, tem-se a certeza de que Guarapuava foi descoberta no dia 9 de setembro de 1770.

Nenhum comentário:

Postar um comentário